Paróquia primaz da Diocese de Pesqueira abre festejos em honra à sua Padroeira.

22/06/2015 17:57

A paróquia primaz da Diocese de Pesqueira, localizada na reserva indígena dos Xukurus do Ororubá, abre os festejos à sua excelsa padroeira, a Senhora das Montanhas de Cimbres nesta Terça-Feira, 23. Maria das Montanhas sobe à região montanhosa da Judéia e visita Isabel sua parenta, a mesma Maria que subiu a Serra do Ororubá e que lá quis habitar, não querendo ser a mãe de um único índio, de uma única família, mas a mãe de todos os índios, de todos os povos deste Agreste e Sertão de Deus.

A “Missão de Ararobá” foi fundada pelo Pe. João Duarte do Sacramento e seus companheiros, padres do Oratório de São Felipe Neri, em 1692 (séc. XVII), vinte e seis anos após a criação do lugar. Posteriormente, o bispo de Pernambuco, Dom Frei Matias de Figueiredo e Melo, lhe conferiu os foros de paróquia (este que criara a Freguesia) recebendo a ajuda dos Índios de Ororubá para a construção da igreja matriz, com sede na Vila de Cimbres, sendo a mais antiga do interior pernambucano.

O início dos festejos à Mãe Tamain, como é chamada pelos índios, dar-se-á às 6 horas da manhã com a alvorada de fogos e toque solene dos sinos, continuando com a seguinte programação:

14h – Busca da lenha na mata pelos índios, saindo da igreja Matriz, em honra a São João Batista;

18h – Queima da fogueira defronte à Matriz e terço na casa da família escolhida;

19h – Celebração Eucarística de abertura aos festejos de Nossa Senhora das Montanhas.   (Após celebração, ritual sagrado (“AVENA”) na frente da igreja (dança do toré);

00h – Ritual na Pedra do Conselho pelos “TOIOPES”;

Serão nove (9) noites de festa que culminará no dia 02 de Julho, dia da padroeira. Durante o novenário, a programação acontecerá da seguinte forma: Terço na casa da família escolhida (18h) e Celebração da Santa Missa (19h) contando com a presença de vários padres da diocese para a presidência da Eucaristia. Com destaque para os dias 28 de Junho e 01 de Julho, quando os índios irão novamente à mata para a busca da lenha, saindo sempre às 14 horas da igreja matriz, em honra a São Pedro e Nossa Senhora das Montanhas, respectivamente.

O dia da padroeira, 02 de Julho, acontecerá da seguinte forma:

06h – Alvorada de fogos e toque solene dos sinos;

08h – Ritual: Dança ao redor da igreja matriz e toré;

10h – Celebração Solene da Santa Missa e retirada da padroeira do altar-mor;

13h 30 min. – Bingo;

16h – Procissão com a imagem de Nossa Senhora das Montanhas pelas ruas de Cimbres, e encerramento com a Bênção do Santíssimo Sacramento.

Átila Frazão - PasCom Paroquial